Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, as URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

3.Submissões
3.1 Visão geral
3.2 Artigos originais de pesquisa
3.3 Artigo de revisão (revisão narrativa)
3.4 Revisão sistemática
3.5 Relato de caso e série de casos
3.6 Cartas ao editor
3.7 Editorial
3.8 Diretrizes gerais para a preparação de arquivos
3.9 Arquivos necessários para submissão
3.10 Nomenclatura e acrônimos
3.11 Unidades de medida
3.12 Referências
3.13 Autorizações
3.14 Submissão on-line
3.15 Após a aceitação
3.16 Links e contatos 

3.1 Visão geral

A revista Journal of Oral Diagnosis incentiva os autores a se familiarizarem com as diretrizes de preparação de manuscritos e a aderirem a elas antes de enviá-los. Os autores são convidados a enviar manuscritos dos seguintes tipos:

3.2 Artigos originais de pesquisa

Esse tipo de artigo é o preferido para submissão ao Journal of Oral Diagnosis. Ao formular a questão científica, garanta clareza e relevância. Desenvolva uma metodologia apropriada para abordar a questão, fornecendo detalhes para replicação por pares.

O manuscrito deve seguir um formato estruturado que inclua Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. No Resumo, descreva sucintamente o objetivo, os métodos, os resultados e a conclusão em um máximo de 200 palavras.

Na seção Resultados, forneça uma descrição detalhada dos resultados obtidos, apoiada por uma análise estatística apropriada, quando aplicável. Apresente os dados de forma clara e concisa, utilizando tabelas e figuras quando necessário, respeitando o limite especificado.

A Discussão deve avaliar criticamente os resultados no contexto da literatura existente, destacando quaisquer descobertas novas ou implicações para a prática clínica. Garanta a coerência e o fluxo lógico entre as seções, evitando redundância ou repetição.

Conclua o artigo resumindo as principais descobertas e suas implicações, enfatizando a importância do estudo no campo do diagnóstico oral.

As palavras-chave devem ser limitadas a um máximo de cinco (5). Escolha termos que reflitam com precisão o conteúdo do artigo e facilitem a indexação e a busca.

Respeite a extensão máxima de 3.000 palavras e o limite especificado de 30 referências. Assegure a precisão e a relevância de todas as fontes citadas, seguindo um estilo de citação consistente em todo o manuscrito. Assegurar a adesão à estrutura especificada e limitar o uso de tabelas e figuras a um máximo de seis (6).

3.3 Artigo de revisão (revisão narrativa)

É um artigo descritivo que não envolve uma revisão sistemática da literatura. Deve tratar de um tópico relevante para a patologia e a medicina oral, evitando uma revisão exaustiva. A estrutura do manuscrito deve seguir o seguinte esquema: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Revisão/Discussão da Literatura e Conclusão.

O Resumo deve ser conciso, com um máximo de 200 palavras. Ele deve ser apresentado em formato não estruturado, fornecendo um resumo sucinto dos principais pontos discutidos no documento. O artigo não deve exceder 3.000 palavras no total. Deve-se incluir no máximo 30 referências no documento. Até 3 figuras e/ou tabelas podem ser usadas para apoiar o conteúdo. Inclua até 5 palavras-chave.

3.4 Revisão sistemática

Esses manuscritos são preferíveis às revisões narrativas e devem seguir rigorosamente as diretrizes do PRISMA 2020 e obter um número de registro no PROSPERO. Eles apresentam uma estratégia de pesquisa abrangente que visa a reduzir o viés nos resultados e nas conclusões. Cada manuscrito tem uma pergunta de revisão clara, critérios de inclusão e exclusão, estratégias de busca detalhadas, processo rigoroso de seleção de estudos, análise completa dos dados, interpretação dos resultados, análise do risco de viés e perspectivas futuras.

Eles devem ser estruturados como Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. O resumo deve ser estruturado e ter no máximo 200 palavras. A extensão máxima é de 3.000 palavras e um máximo de 30 referências citadas no texto. É permitido um máximo de 6 tabelas e/ou figuras. Use até 5 palavras-chave.

3.5 Relato de caso e série de casos

Compreende a descrição de um único ou vários casos relacionados. Se houver uma pergunta científica clara respondida por uma metodologia científica, recomenda-se que os autores enviem o manuscrito como um Artigo Original.

A aceitação de relatos de casos e séries de casos será mantida em um nível mínimo e será considerada para publicação somente se eles contribuírem de forma clara e significativa para uma melhor compreensão da doença. Os relatos e as séries de casos devem ser muito bem documentados clínica e microscopicamente. Devem ser fornecidas informações de acompanhamento e tratamento. 

O artigo deve ser estruturado em Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Relato de caso, Discussão e Conclusão. O resumo não estruturado deve ser limitado a 200 palavras. O artigo deve ter no máximo 3.000 palavras, 30 referências, 6 figuras e/ou tabelas e até 5 palavras-chave.

3.6 Cartas ao editor

Esse tipo de artigo é destinado a alguma comunicação com o Editor sobre um tema específico ou artigo publicado pelo Journal of Oral Diagnosis. É estruturado como uma carta aberta, com extensão máxima de 750 palavras, 5 referências, 1 figura e/ou tabela e 5 palavras-chave.

3.7 Editorial

Restrito ao Corpo Editorial ou, ocasionalmente, a editores convidados. Deve ter no máximo 1.500 palavras, 15 referências, 2 figuras e/ou tabelas e até 5 palavras-chave.

3.8 Diretrizes gerais para a preparação de arquivos

O tamanho do arquivo individual não deve exceder 10 MB.

Os autores devem enviar seus manuscritos no formato .docx.

Os autores devem usar páginas de tamanho A4, com espaçamento duplo entre linhas, justificado e fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12. Tabelas, gráficos, desenhos e figuras devem ser citados (mas não incluídos) no corpo principal do manuscrito e nomeados consecutivamente com algarismos arábicos. As legendas das figuras e tabelas devem ser colocadas no manuscrito após as referências.

As tabelas e figuras devem ser enviadas como arquivos separados, não incluídos no manuscrito principal.

3.9 Arquivos necessários para submissão

Os autores devem incluir os seguintes documentos:

  1. Carta de apresentação (.docx),
  2. Página de título (.docx),
  3. Manuscrito (.docx),
  4. Tabelas (.docx),
  5. Figuras (.jpg ou .tiff),
  6. Formulários de Conflito de Interesse e outros formulários de divulgação (.pdf) (a ser submetido somente após o aceite do artigo),
  7. Quando aplicável, listas de verificação/diretrizes (checklists) de protocolos (.pdf), correspondentes ao tipo de artigo (CONSORT, STROBE, CARE, PRISMA, etc.)
  8. As versões revisadas do manuscrito também devem incluir uma carta de resposta ponto a ponto respondendo os comentários do Corpo Editorial e dos revisores (.docx).

a. Carta de apresentação

Todos os autores, ou o autor correspondente agindo em nome de todos os colaboradores, devem assinar uma carta de apresentação afirmando que aceitam a publicação sob a Licença de Atribuição Creative Commons. Além disso, devem divulgar qualquer apoio financeiro recebido e possíveis conflitos de interesse. Devem ser fornecidas informações que incluam os nomes dos financiadores e os números dos subsídios associados.

Os autores também devem declarar que o estudo foi realizado de acordo com a Comissão de Ética em Pesquisa da instituição de origem.

Os autores devem declarar que o estudo é original e não está sendo enviado ou considerado para publicação em outro lugar.

b. Página de título

Deve conter:

  • Nomes completos de todos os autores, juntamente com seu número ORCiD, com ênfase especial no autor correspondente.
  • Afiliações institucionais de cada autor.
  • Endereço completo e informações de contato do autor correspondente.
  • Definição clara das contribuições de cada autor para o manuscrito.
  • Divulgação do apoio financeiro recebido para a pesquisa.
  • Declaração sobre qualquer possível conflito de interesse.
  • Seção de Agradecimentos para expressar gratidão às pessoas que contribuíram para o trabalho, mas que não atendem aos critérios de autoria.

c. Manuscrito

O arquivo do manuscrito principal inclui o manuscrito estruturado, organizado de acordo com o tipo de estudo, conforme descrito anteriormente. Além disso, a lista de referências, a tabela e as legendas das figuras devem ser fornecidas em páginas separadas.

d. Tabelas

  • As tabelas devem ser autônomas e complementar, mas não duplicar, as informações contidas no texto.
  • Devem ser fornecidas como arquivos separados .docx, não coladas como imagens nem no arquivo de texto principal.
  • As legendas devem ser concisas, mas abrangentes.
  • Todas as abreviações devem ser definidas em notas de rodapé.
  • Símbolos de notas de rodapé: †, ‡, §, ¶, devem ser usados (nessa ordem) e *, **, *** devem ser reservados para valores de P.
  • Todas as tabelas devem ser citadas no texto.

e. Figuras

  • Os autores são incentivados a enviar figuras da mais alta qualidade possível.
  • A resolução das imagens deve ser o mais próximo possível de 300dpi e o tamanho deve ser 17 × 13 cm.
  • As imagens devem ser enviadas separadamente em arquivos de extensão JPEG ou TIFF, usando o modo de cor RGB.
  • As figuras devem ser citadas no manuscrito.
  • As figuras enviadas em cores serão reproduzidas on-line gratuitamente.
  • As imagens não devem ser manipuladas ou ajustadas de nenhuma forma que possa resultar em interpretação errônea das informações.

f. Formulários de divulgação de conflito de interesse

  • Cada autor deve preencher e salvar o formulário de divulgação de conflito de interesses do ICMJE (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest/)
  • O autor encarregado da submissão deve carregá-los somente após o aceite do artigo.

g. Listas de verificação para protocolos de pesquisa (Reporting checklists)

  • Depende do tipo de trabalho ou manuscrito (CONSORT, STROBE, CARE, PRISMA, etc).

h. Resposta aos comentários dos editores e revisores

  • O arquivo deve conter, ponto a ponto, as respostas dos autores aos comentários dos editores e revisores.
  • As correções feitas no manuscrito revisado devem ser destacadas em vermelho.

3.10 Nomenclatura e acrônimos

Termos não devem ser abreviados a menos que sejam usados repetidamente. Inicialmente, use a palavra por extenso, seguida da abreviação entre parênteses. Depois disso, use apenas a abreviação.

3.11 Unidades de medida

O Journal of Oral Diagnosis usa o Sistema Internacional de Unidades. Mais informações estão disponíveis no site do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM). Para o uso de decimais, será usado o ponto decimal, e não uma vírgula.

3.12 Referências

O Journal of Oral Diagnosis usa o estilo Vancouver adaptado pela National Library of Medicine e usado como orientação pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE).

Os autores são responsáveis pela exatidão das referências bibliográficas utilizadas.

Todas as referências devem ser citadas no texto como números sobrescritos em ordem de aparecimento, bem como na lista de referências.

Exemplos das referências bibliográficas mais usadas:

Para obter mais informações, acesse: https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html.

ARTIGOS EM REVISTAS:

Para artigos com menos de seis autores, cite todos eles:

Wenzel A, Fejerskov O. Validity of diagnosis of questionable caries lesions in occlusal surfaces of extracted third molars. Caries Res. 1992;26:188-93.

Para artigos com mais de seis autores, cite os seis primeiros seguidos da expressão "et al":

Parkin DM, Clayton D, Black RJ, Masuyer E, Friedl HP, Ivanov E, et al. Childhood - leukemia in Europe after Chernobyl: 5 years follow-up. Br J Cancer. 1996;73:1006-12.

LIVROS:

Melberg JR, Ripa LW, Leske GS. Fluoride in preventive dentistry: theory and clinical applications (Flúor na odontologia preventiva: teoria e aplicações clínicas). Chicago: Quintessence; 1983.

CAPÍTULOS DE LIVROS:

Verbeeck RMH. Minerals in human enamel and dentin (Minerais no esmalte e na dentina humana). ln: Driessens FCM, Woltgens JHM, editores. Tooth development and caries. Boca Raton: CRC Press; 1986. p.95-152.

3.13 Autorizações

Os autores são totalmente responsáveis por informar ao Journal of Oral Diagnosis e fazer o upload da autorização por escrito do proprietário dos direitos autorais de qualquer material publicado anteriormente.

3.14 Submissão on-line

O Journal of Oral Diagnosis usa o sistema de submissão on-line Open Journal System/Public Knowledge Project (OJS/PKP), no qual os autores podem submeter e acompanhar o progresso da avaliação dos seus manuscritos. Um dos autores deve criar uma conta no sistema de submissão on-line e, quando a submissão for concluída, todos os autores receberão um e-mail para confirmar o envio do manuscrito.

3.15 Após a aceitação

O autor correspondente receberá um e-mail da revista Journal of Oral Diagnosis contendo a prova (proof) em PDF do seu manuscrito. Será possível confirmar a grafia correta do nome do autor e das afiliações institucionais, fazer pequenas correções que não modifiquem o conteúdo já aceito pelo Corpo Editorial e responder a quaisquer perguntas da Assistência Editorial. Será solicitado ao autor correspondente que devolva a prova revisada em no máximo 24 horas para evitar atrasos significativos na publicação do artigo.

3.16 Links e contatos

Artigo Original

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.